terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lembre-se, também pode acontecer contigo!



Vim aqui divulgar e dizer que vou participar da Concentração  contra as expulsões de ciganos em França, neste sábado dia 04/09 as 15:30 na embaixada de França, que fica na Rua de Santos -O-Velho, nº 5.
Esta iniciativa ocorrerá conjuntamente com uma manifestação em Paris, que está sendo convocada por diversas organizações de Direitos Humanos.
Em Portugal a Concentração, entre muitas outras pessoas, está a ser apoiada pelo Centro de Estudos Ciganos, Associação Cigana de Coimbra, APODEC, SOS Racismo, Olho Vivo, Ciganos d' Ouro, dentre outras.

Lembre-se, hoje são os ciganos, amanhã poderá ser você


Intertexto – Bertold Brecht (1898-1956)

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.


Ninguém é ilegal

Pronto, você decidiu imigrar a Portugal, se preparou e veio.
   Veio com visto de turista, o que dura 3 meses, podendo ser renovado mais duas vezes, totalizando mais 6 meses. Mas renovar o visto de turista não é tão simples e garantido como muita gente pensa. É preciso mostrar que tem dinheiro (meios de subsistência), é preciso mostrar a passagem de volta ao Brasil, é preciso ter uma pessoa nacional ou residente que se responsabilize por você, e é preciso uma certa dose de boa vontade do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteira) em prolongar seu visto, além claro das taxa$ para a renovação. Se o SEF desconfiar que você está querendo prolongar o visto para alguma coisa além do turismo, o visto não é renovado.

   Quando seu visto expirar você passará a ser considerad@ ILEGAL. Só que isto é um termo controverso, pesado, estigmatizante e criminalizador daquela pessoa que está em um país estrangeiro, trabalhando, com número de contribuinte (o correspondente ao CPF no Brasil), pagando impostos e as contribuições para a segurança social. Ou seja, por um lado você é um(a) cidadã(o) cumpridor(a) de deveres, mas por outro é ilegal, porque não tem possibilidades de regularizar sua residência no país.
   É por estas e outras razões que não aceito e não utilizo o termo ilegal para @s imigrantes que estão com seus documentos de residência em situação irregular. De ilegal para IRREGULAR há uma enorme distância que percorre caminhos espinhosos de descriminação, exploração, racismo e xenofobia.
   Há possibilidades de regularizar a sua situação no país, mas é preciso entender que leva muito tempo (uma média de espera de 1 ano para sair o visto, mas pode ser mais), gasta-se muito dinheiro com documentos e multas pelo tempo que você ficou irregular e adquire-se muitos cabelos brancos pelo processo estressante que é. Mas não é impossível, é preciso ter determinação e não querer dar o famoso "jeitinho brasileiro". Atenção!!!  AQUI NÃO COLA O JEITINHO BRASILEIRO, e acho muito bem que não cole, porque para mim a cultura do jeitinho brasileiro é das piores coisas que temos!
   Basicamente o que é preciso para conseguir se regularizar é ter um trabalho, de preferência com contrato, depois comprovante de habitação, inscrição no posto de saúde, registro criminal do Brasil e de Portugal limpos, e outras coisinhas mais. Depois entra-se com um pedido de residência no SEF e assim inicia-se o calvário. Após 6 anos que você tenha visto de residência ininterruptos você pode entrar com pedido de nacionalidade portuguesa.
   Atenção! O Brasil tem acordo com Portugal de trânsito livre para turismo, o que quer dizer que não é preciso de visto para nenhum cidadã(o) dos dois países para fazer turismo. Porém, acontece as vezes de termos casos de brasileir@s que são deportados do aeroporto de Lisboa. Isso se dá porque essas pessoas são chamadas na imigração do aeroporto e começam a ser questionadas sobre o motivo da viagem. Claro que a maioria responde que vem a turismo, mas @s investigador@s sabem como fazer o trabalho del@s, e nas perguntas acabam induzindo as pessoas a responderem que tem a intenção de trabalhar em Portugal.
É tipo assim:
investigador(a): Você veio aqui para turismo certo?
Você: Sim claro, vim passear
Invs: mas se tiver um a boa oportunidade de trabalho você fica certo? Gostava de trabalhar aqui certo?
Você:Claro quem  não gostaria?

   Pronto!!! É claro que todo mundo gostaria, até @ própri@ investigador(a), se a proposta fosse boa, mas você acabou respondendo o que el@ queria, caiu na pegadinha e deu a motivação para el@ interpretar que no fundo você veio a Portugal para trabalhar, e assim você é deportad@.

   Agora se você ainda está no Brasil e quer vir a Portugal para estudar ou trabalhar, o procedimento legal é pedir o visto ainda no Brasil e posteriormente viajar. O visto de estudo para ser tirado em Portugal também passará pelo mesmo calvário do visto de trabalho.

   Se você já está em Portugal e está irregular, procure uma associação de apoio a imigrantes para que possam lhe ajudar com o seu processo de visto. Por incrível que pareça, na minha experiência de trabalho na área, percebi que a comunidade brasileira é a que menos procura ajuda e informações para se regularizar no país, apesar de ter por vezes as melhores condições para tal.

Mais uma vez não se assustem, se este é teu sonho e projeto siga em frente que tudo é possível.Se tiver mais dúvidas pergunte-me!
E lembre-se NIGUÉM É ILEGAL!

JANELA PARA O MUNDO

De janela, o mundo até parece o meu quintal
Viajar,no fundo,é ver que é igual
O drama que mora em cada um de nós
Descobrir no longe o que já estava em nossas mãos
Minha vida brasileira é uma vida universal`
É o mesmo sonho,é o mesmo amor
Traduzido para tudo o que o humano for
Olhar o mundo é conhecer
Tudo o que eu já teria de saber

Estrangeiro eu não vou ser
Estrangeiro eu não vou ser
Ê,ê,ê,
Estrangeiro eu não vou ser ê,ê



Cidadão do mundo eu sou
Estrangeiro eu não vou ser

Cidadão do mundo eu sou
Cidadão do mundo eu sou
Cidadão do mundo eu sou
Estrangeiro eu não vou ser

Cidadão do mundo eu sou,eu sou,eu sou

Milton Nascimento

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O primeiro passo...

"Ir é ser. Não parar é ter razão"

    Você está neste minuto pensando em ir morar para algum país? Força! Siga em frente! Mas antes...

PREPARE-SE!

   Se preparar para imigrar não é só uma questão de organização, é uma questão de sobrevivência. Não importa o motivo pelo qual você está querendo imigrar, o sucesso dessa empreitada vai depender muito se você se preparou e se informou o bastante para poder enfrentar todos os percalços dessa jornada.
   Faço questão de iniciar este blog com este alerta porque ao longo do tempo que estou aqui em Portugal, convivendo e trabalhando com imigrantes, deu para perceber que a maioria dos problemas e dificuldades que uma pessoa imigrante enfrenta foi por falta de informação ou por ir na conversa dos outros.
   A maioria d@s brasileir@s que decidem imigrar vem por sugestão de um amig@ ou conhecid@ que passou ou está passando por esta experiência, e isto é super natural, se sentir impulsionad@ pelas vivências dos outros. Mas sempre há um porém...
   Quando uma pessoa pergunta para seu colega: Então está dando certo esse lance de imigrar? Tá vivendo bem? Tá ganhando dinheiro? Acha que eu consigo também? @ colega geralmente responde que sim, que está com o maior vidão, consegue comprar muitas coisas, mostra fotos em locais lindos, e que pode vir que é tranquilo, que el@  ajuda a você no começo e coisa e tal. 90% d@s brasileir@s respondem assim, o que não quer dizer que é a totalidade da verdade. Ficam omitidas muitas coisas, muitos problemas, sofrimentos, burocracias e desilusões, pelo simples fato d@ brasileir@ ter vergonha de admitir que saiu do seu país para tentar uma vida melhor (é a maioria dos motivos, mas não todos) e o sonho do eldorado não é tão doce assim.
   Então acontece que @ colega que ainda está no Brasil, confia na palavra e vem para um outro país completamente despreparad@ para a realidade.Eu já vi casos de pessoas virem para cá com somente 10 euros na carteira  porque tinha parentes aqui que íam ajudar, e os parentes tinham só 5 euros pra passar o resto do mês.  Gente que veio com promessa garantida de emprego, mas não passou de papo furado, pois quando foi ao local indicado de trabalho lhe disseram que não o conheciam de lugar algum. Este veio indicado pelo cunhado. Pessoas que vem sem informação nenhuma sobre vistos de trabalho ou sequer sabem onde fica ou para que serve o Consulado Brasileiro.
   Por isso minha gente INFORMEM-SE!!!
   Leiam, vá a Embaixada do país que você pretende imigrar, procure informações sobre direitos e deveres, procurem associações de imigrantes, grupos de apoio, ou qualquer outro espaço social que trabalhe com imigrantes, conversem com amigos e pessoas mas não caiam em cantos de sereias. É importante também não ficarem muitos assustad@s com casos ruins, histórias infelizes, empecilhos burocráticos, etc, pois se dermos muita atenção aos infortúnios ou se levarmos ao pé da letra as informações institucionais é capaz de desistirmos antes de chegar ao aeroporto.
   Quando finalmente decidir imigrar faça de forma segura, tranquila e com o espírito positivo para tudo dar certo. Amigos e familiares na maioria das vezes sempre podemos contar com eles, mas faça sua viagem preparad@ para que, em qualquer situação, você em último caso tenha que contar consigo próprio.
   Se tiverem alguma pergunta é só teclar e boa viagem!

Qualquer caminho leva a toda a parte.
Qualquer ponto é o centro do infinito.
E por isso, qualquer que seja a arte de ir ou ficar,
do nosso corpo ou espírito,
tudo é estático e morto.
Só a ilusão tem passado e futuro, e nela erramos.
Não há estrada senão na sensação
É só através de nós que caminhamos.
Tenhamos pra nós mesmos a verdade
de aceitar a ilusão como real
sem dar crédito à sua realidade.
E, eternos viajantes, sem ideal salvo nunca parar, dentro de nós,
consigamos a viagem sempre nada, outros eternamente, e sempre sós;
nossa própria viagem é viajante e estrada.
Que importa que a verdade da nossa alma seja ainda mentira,
e nada seja a sensação, e essa certeza calma de nada haver,
em nós ou fora, seja inutilmente a nossa consciência?
Faça-se a absurda viagem sem razão.
Porque a única verdade é a consciência e a consciência é ainda uma ilusão.
E se há nisto um segredo e uma verdade
os deuses ou destinos que a demonstrem do outro lado da realidade, ou nunca a mostrem,
se nada há que mostrem.
O caminho é de âmbito maior que a aparência visível do que está fora,
excede de todos nós o exterior não pára como as coisas, nem tem hora.
Ciência? Consciência? Pó que a estrada deixa
e é a própria estrada, sem a estrada ser.
É absurda a oração, absurda a queixa.
Resignar (-se) é tão falso como ter.
Coexistir? Com quem, se estamos sós?
Quem sabe? Sabe o que é ou quem são?
Quantos cabemos dentro em nós?
Ir é ser. Não parar é ter razão. 


Fernando Pessoa