Pronto, você decidiu imigrar a Portugal, se preparou e veio.
Veio com visto de turista, o que dura 3 meses, podendo ser renovado mais duas vezes, totalizando mais 6 meses. Mas renovar o visto de turista não é tão simples e garantido como muita gente pensa. É preciso mostrar que tem dinheiro (meios de subsistência), é preciso mostrar a passagem de volta ao Brasil, é preciso ter uma pessoa nacional ou residente que se responsabilize por você, e é preciso uma certa dose de boa vontade do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteira) em prolongar seu visto, além claro das taxa$ para a renovação. Se o SEF desconfiar que você está querendo prolongar o visto para alguma coisa além do turismo, o visto não é renovado.
Quando seu visto expirar você passará a ser considerad@
ILEGAL. Só que isto é um termo controverso, pesado, estigmatizante e criminalizador daquela pessoa que está em um país estrangeiro, trabalhando, com número de contribuinte (o correspondente ao CPF no Brasil), pagando impostos e as contribuições para a segurança social. Ou seja, por um lado você é um(a) cidadã(o) cumpridor(a) de deveres, mas por outro é ilegal, porque não tem possibilidades de regularizar sua residência no país.
É por estas e outras razões que não aceito e não utilizo o termo ilegal para @s imigrantes que estão com seus documentos de residência em situação irregular. De ilegal para
IRREGULAR há uma enorme distância que percorre caminhos espinhosos de descriminação, exploração, racismo e xenofobia.
Há possibilidades de regularizar a sua situação no país, mas é preciso entender que leva muito tempo (uma média de espera de 1 ano para sair o visto, mas pode ser mais), gasta-se muito dinheiro com documentos e multas pelo tempo que você ficou irregular e adquire-se muitos cabelos brancos pelo processo estressante que é. Mas não é impossível, é preciso ter determinação e não querer dar o famoso "jeitinho brasileiro". Atenção!!!
AQUI NÃO COLA O JEITINHO BRASILEIRO, e acho muito bem que não cole, porque para mim a cultura do jeitinho brasileiro é das piores coisas que temos!
Basicamente o que é preciso para conseguir se regularizar é ter um trabalho, de preferência com contrato, depois comprovante de habitação, inscrição no posto de saúde, registro criminal do Brasil e de Portugal limpos, e outras coisinhas mais. Depois entra-se com um pedido de residência no SEF e assim inicia-se o calvário. Após 6 anos que você tenha visto de residência ininterruptos você pode entrar com pedido de nacionalidade portuguesa.
Atenção! O Brasil tem acordo com Portugal de trânsito livre para turismo, o que quer dizer que não é preciso de visto para nenhum cidadã(o) dos dois países para fazer turismo. Porém, acontece as vezes de termos casos de brasileir@s que são deportados do aeroporto de Lisboa. Isso se dá porque essas pessoas são chamadas na imigração do aeroporto e começam a ser questionadas sobre o motivo da viagem. Claro que a maioria responde que vem a turismo, mas @s investigador@s sabem como fazer o trabalho del@s, e nas perguntas acabam induzindo as pessoas a responderem que tem a intenção de trabalhar em Portugal.
É tipo assim:
investigador(a): Você veio aqui para turismo certo?
Você: Sim claro, vim passear
Invs: mas se tiver um a boa oportunidade de trabalho você fica certo? Gostava de trabalhar aqui certo?
Você:Claro quem não gostaria?
Pronto!!! É claro que todo mundo gostaria, até @ própri@ investigador(a), se a proposta fosse boa, mas você acabou respondendo o que el@ queria, caiu na pegadinha e deu a motivação para el@ interpretar que no fundo você veio a Portugal para trabalhar, e assim você é deportad@.
Agora se você ainda está no Brasil e quer vir a Portugal para estudar ou trabalhar, o procedimento legal é pedir o visto ainda no Brasil e posteriormente viajar. O visto de estudo para ser tirado em Portugal também passará pelo mesmo calvário do visto de trabalho.
Se você já está em Portugal e está irregular, procure uma associação de apoio a imigrantes para que possam lhe ajudar com o seu processo de visto. Por incrível que pareça, na minha experiência de trabalho na área, percebi que a comunidade brasileira é a que menos procura ajuda e informações para se regularizar no país, apesar de ter por vezes as melhores condições para tal.
Mais uma vez não se assustem, se este é teu sonho e projeto siga em frente que tudo é possível.Se tiver mais dúvidas pergunte-me!
E lembre-se
NIGUÉM É ILEGAL!
JANELA PARA O MUNDO
De janela, o mundo até parece o meu quintal
Viajar,no fundo,é ver que é igual
O drama que mora em cada um de nós
Descobrir no longe o que já estava em nossas mãos
Minha vida brasileira é uma vida universal`
É o mesmo sonho,é o mesmo amor
Traduzido para tudo o que o humano for
Olhar o mundo é conhecer
Tudo o que eu já teria de saber
Estrangeiro eu não vou ser
Estrangeiro eu não vou ser
Ê,ê,ê,
Estrangeiro eu não vou ser ê,ê
Cidadão do mundo eu sou
Estrangeiro eu não vou ser
Cidadão do mundo eu sou
Cidadão do mundo eu sou
Cidadão do mundo eu sou
Estrangeiro eu não vou ser
Cidadão do mundo eu sou,eu sou,eu sou
Milton Nascimento