sábado, 16 de outubro de 2010

Enviar dinheiro para o Brasil, como fazer?

   Uma das muitas razões para uma pessoa decidir imigrar é melhorar sua condição financeira, a sua e a de sua família. Poderia arriscar dizer que esse é 90% dos casos de imigração.
   Assim que a pessoa consegue se estabelecer e ganhar seu dinheiro vai percebendo que, apesar de o euro valer mais que o real, enviar dinheiro para seu país de origem é duro, pois aqui a vida é feita em euros, ou seja, do que se ganha sobra pouco para enviar ao Brasil. Antigamente este quadro era um melhor, pois um euro valia 4 reais, mas este ano o euro já teve a cotação de dois reais.
   A desvalorização do euro é um dos maiores motivos do regresso de Brasileiros de Portugal atualmente, aliado é claro ao fato da grande crise económica que Portugal atravessa, com um dos maiores índices de desemprego da  história e uma recessão crescente.
   Mas enfim vamos as coisas práticas.  A mais famosa e conhecida rede de envio de dinheiro é a Western Union. Você pode enviar até 500 euros por uma taxa de 4,90€, se o envio for de 48h horas, ou seja, chega dois dias depois no Brasil, você fornece o nome completo da pessoa que vai receber o dinheiro e eles te fornecem um número o MTCN, que você deverá repassar a pessoa beneficiária. Lá no Brasil quem vai receber o dinheiro deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil, com seu bilhete de identidade e o número MTCN e pegar o dinheiro. Há ainda a possibilidade de enviar dinheiro para que chegue no mesmo dia, mas a taxa de envio sobe para quase nove euros.
   Há diversas outras agências de envio de dinheiro como a Western Union, para quem tem paciência é interessante fazer a comparação dos câmbios entre o euro e o real e as taxas de envio e de quanto tempo demora para chegar, as vezes consegue-se achar agências mais baratas e economizar uns trocos.
   Os bancos também fazem transferências internacionais, mas geralmente as taxas ficam em torno de 15 euros. Pode acontecer de ficar mais barato caso seu banco tenha relações com o banco da pessoa que vai receber dinheiro, mas nunca fica mais barato que enviar por agência. Por muitas vezes a própria Western Union se associa a um banco para fazer promoções de envio a taxa zero, vale ficar de olho se seu banco está promovendo esta oportunidade.
   Há ainda a possibilidade de enviar dinheiro pelos Correios Brasileiros, confesso que nunca usei e não sei bem como funciona, mas parece ser bastante confiável e dizem ter boas taxas. Para quem quiser conhecer mais fica o  site http://www.correios.com.br/produtos_servicos/vale_postal_eletronico/vale_postal_eletronico.cfm

até a próxima!

12 comentários:

  1. Olá!!!!!!

    Muito boas as suas postagens!

    Meu nome é andré e tenho vontade de morar em portugal com a minha familia e gostaria muito de tirar algumas dúvidas......

    Você se importaria de informar se e-mail para contato?

    Um grande abraço....

    ResponderEliminar
  2. olá gloria preciso muito entrar em contato com alguém daí de portugal e necessito de um contato com alguém daí com urgencia por favor meu email é josiperolanegra@hotmail.com quero tirar algumas dúvidas. um abraço joseane

    ResponderEliminar
  3. estou no brasil como posso faser um deposito de dinheiro para portugal ?
    pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Alguém precisa de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil?
    Queria enviar algum dinheiro de lá para cá e assim seria possível fazer-lo sem qualquer taxa nem taxas de cambio penalizadoras. (marte(at)inesc-id.pt)

    ResponderEliminar
  5. tenho uma conta poupanca na caixa economica e tenho uma conta no millennium em portugal, quantos euros posso transferir do banco millennium para a minha conta na caixa economica , E-mail antoniofernandes122@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. tenho uma conta poupanca na caixa economica e tenho uma conta no millennium em portugal, quantos euros posso transferir do banco millennium para a minha conta na caixa economica , E-mail antoniofernandes122@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Um irmao quer me enviar um dinheiro de portugal para o Brasil, ele precisa do meu cpf e pq?

    ResponderEliminar
  8. Um irmao quer me enviar um dinheiro de portugal para o Brasil, ele precisa do meu cpf e pq?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá sr Jaime! Ele precisa sim dos seus dados, como RG, CPF, nome completo, endereço, etc. Lá o banco remetente precisará. Uma forma melhor, é vc ter conta na Caixa Econômica Federal. Fica mais prático para remessa. Meu e-mail: advocaciamontezuma@gmail.com

      Eliminar
    2. Olá sr Jaime! Ele precisa sim dos seus dados, como RG, CPF, nome completo, endereço, etc. Lá o banco remetente precisará. Uma forma melhor, é vc ter conta na Caixa Econômica Federal. Fica mais prático para remessa. Meu e-mail: advocaciamontezuma@gmail.com

      Eliminar
  9. Un medio para aliviar la familia de las pequeñas deudas y facturas.
    Soy Claudio TRANI, concedo préstamos a toda persona que desea una ayuda financiera. Esto está un dispuesto entre particular personal de 5000 a 200.000 € de cada un 2% € de porcentaje con condiciones bien simples para ayudar sobre todo: las viudas y viudos, los pensionistas, los parados y los estudiantes alejándose las pequeñas preocupaciones de la familia y volver a dar de la sonrisa a los niños a los numerados de los padres. Para todo velan contactan el correo electrónico: claudio.trani27@gmail.com para todo. Sobre todo no temen sus expedientes y los gastos de tramitaciones y contrato pueden que es gratuito.

    ResponderEliminar
  10. Olá! Antes, peço desculpa pela publicidade descarada. O administrador desta página pode apagar este comentário se o achar inadequado. A nossa empresa de remessas TRANS-FAST com agências em Londres, Roma e Madrid desde 2002, lançou um serviço online que permite a toda a comunidade brasileira na Europa enviar dinheiro para Brasil. Torna-se assim possível enviar dinheiro de Portugal ou qualquer outro país europeu para o Brasil. O dinheiro é entregue no brasil em 1-2 dias úteis.
    Visitem o nosso website http://www.trans-fast.eu onde podem calcular o valor da taxa, consultar a cotação do dia. Vejam também o video de apresentação para ter noção como o sistema funciona.
    Alguma questão em particular é só enviar um email para help@trans-fast.eu

    ResponderEliminar