sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dicas Culturais

Vamos começar pelo Brasil - Rio de Janeiro

Neste fim de semana e também no próximo, acontece o já badalado evento Santa Teresa de Portas Abertas!
Para quem não conhece, Santa Teresa é um dos bairros mais queridos do Rio de Janeiro, fica perto do centro da cidade, em cima mesmo do bairro da Lapa. Tem um conjunto de casas e prédios antigos, é o único bairro que ainda preserva o transporte em bondinhos e  é também conhecido por lá viverem muitos artistas, pintores, escultores, estrangeiros, etc.
Pensar Santa Teresa de portas abertas é engraçado, porque para mim Santa Teresa sempre me pareceu aberta, acessível, entregue. Talvez fosse o caso de chamar o evento de Santa Teresa de Portas Escancaradas!
Mas afinal o que se passa neste evento? De um tudo. A proposta é que os artistas de Santa Teresa abram suas casas-ateliês para visitação pública, transformando o bairro numa grande galeria. Então basicamente é percorrer o bairro, entrar em casas alheias, ver obras de arte, procurar comidinhas gostosas, curtir uma musiquinha, perambular por uma feirinha, ou só se deixar num canto de esquina com uma cervejinha na mão observando o povo passar pra lá e pra cá.
Bom fica a dica e a saudade...ai...ai...
                                           Santa Teresa "escancarada"

Agora Portugal-Lisboa


Vou falar da dica mais óbvia - FADO.
É bom dizer que Fado, não é somente fado, há alguns tipos diferentes de Fado. Há o Fado vadio, há o fado de Coimbra, o fado castiço, o fado típico e assim vai...
Eu recomendo o Fado da Adega do Ribatejo na Rua do Diário de Notícias nº 23 no Bairro Alto.
Como em todo lugar que toca fado você tem que chegar cedo, por volta das 20h e geralmente assiste-se o fado jantando.
O que eu mais gostei no Fado da Adega do Ribatejo é o fato dele ser cantado pelas pessoas de uma mesma família que te servem a mesa. Estão lá aquelas lindas senhoras, vestidas de preto (como manda a regra) te desejando um bom jantar e em seguida começam a cantar. Mais adiante na noite ainda temos a agradável surpresa de ter a cozinheira (vestida em traje de cozinheira!) a cantar fado vadio. É uma beleza!
Se ainda assim não se sentirem satisfeitos no degustar do Fado, podem subir um bocadinho a rua e parar na Tasca do Chico, outra casota (mesmo pequena) de fado, bem comentada hoje em dia. Mas atenção que a Tasca do Chico não toca fado no fim de semana, porque infelizmente nesse período, a tasca se rende aos ritmos pop do momento para atrair a massa de jovens que vão ao Bairro Alto se divertir (o Bairro Alto é como se fosse uma versão lusitana da Lapa do Rio de Janeiro).
Atenção a uma coisa, quando se fala Silêncio que se vai cantar o Fado, é para fazer mesmo silêncio! Falo isso porque sei do gosto brasileiro em falar desarvoradamente, mas no caso do fado há que se conter!

Bom ficam aqui as dicas e um desejo de bom fim de semana!
                                                    Cozinheira da Adega do Ribatejo cantando fado

Sem comentários:

Enviar um comentário