quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Oferta de Emprego III

   Voltando a mais um post sobre trabalho, hoje vou falar um pouquinho sobre outras áreas em que a comunidade brasileira mais trabalha.
   Podemos começar com o que se chama aqui restauração, que é trabalhar em bares, restaurantes, lanchonetes, enfim, trabalhar como garçon ou garçonete, servindo mesas( empregado-a de mesa), ou no balcão (empregada-a de balcão).É um trabalho pesado, geralmente de 12h e que paga em média de 600 euros, mas se você estiver começando é capaz de lhe pagarem o salário mínimo de 475 euros. Aqui muitos restaurantes fazem dois turnos, que começa de manhã até as 15h e depois reinicia para o jantar as 19h, e você fica com 4h de intervalo.
A comunidade brasileira é muito bem vista para trabalhar com o público por ter a característica de servir bem e ser simpática com os clientes, por isso consegue-se também muitos trabalhos em lojas de roupas.
Outro ramo é o da estética, até hoje eu fico impressionada com a quantidade de salão de beleza que há em Lisboa, qualquer metro quadrado vira um salão, e lá sempre tem alguma brasileira ou também brasileiros trabalhando. É interessante notar que a estética brasileira é muito referenciada, você vê os anúncios do tipo: escova permanente brasileira, manicure do tipo brasileira e por aí vai. Muita gente começa por aí e depois até consegue abrir seu próprio salão, mas a meu ver é um negócio muito saturado de concorrência.
Trabalhos que há sempre são o de doméstica e o trabalho nas obras, mas em compensação são os piores para se trabalhar. Nesses ramos já ouvi de tudo, desde pessoas que trabalharam 3 meses e nunca viram a cor do salário, mulheres acusadas de roubo pela patroa e também acabaram trabalhando de graça, casos de humilhação, etc. Só recomendo essas áreas para os casos de muito aperto financeiro.
Há também muita procura por babás (amas), seja para trabalhar em creches ou na casa das pessoas.
De biscates para poder se virar por uns tempos temos os entregadores de publicidade e trabalhar fazendo mudanças. Não pode é ser camelô, isso não existe por aqui, não dá para ficar vendendo o que quiser pela rua, pelas praias e eventualmente em shows, e também não há guardadores de carros. Para se vender qualquer coisa na rua, tem que ver os lugares específicos e pagar taxas a prefeitura e guardadores de carro é realmente proibido.
   Essas são algumas das áreas onde a comunidade brasileira mais consegue trabalho, o que não quer dizer que qualquer outro tipo de emprego não seja viável, tudo vai depender das circunstâncias.
   Quem quiser dar uma olhadinha nas ofertas de emprego em Portugal recomendo o site da Net Empregos http://www.net-empregos.com/ e o jornal Ocasião http://www.ocasiao.pt/, este jornal é tipo o Balcão do Rio de Janeiro, com todo tipo anúncios possíveis e imagináveis.

Boa sorte a todes os aventureir@s!

Sem comentários:

Enviar um comentário