domingo, 5 de setembro de 2010

Um Cafofo para morar!

   Morar em Portugal é bem agradável em  comparação ao Rio de Janeiro,  cidade maravilha da beleza e do caos. Em Lisboa tudo é mais calmo e tranquilo, mais silencioso, com outro ritmo de vida. As casas, os apartamentos, os prédios obviamente também são muito diferentes a começar pelo nome das coisas.
   Aqui você arrenda uma casa, não aluga, o termo aluguel é mais usado para alugar lojas, escritórios ou para alugueis de temporada.  E atenção! O termo correto é aluguer, assim mesmo, com erre no final. Aqui o térreo se chama Rés de Chão, ou simplesmente R/C, e geralmente os apartamentos com rés de chão tem sempre um simpático quintal. Como em Lisboa há muitas ladeiras, pode-se encontrar também as caves, apartamentos na parte mais baixa de um prédio em ladeira, esses também geralmente tem um quintal.
   Em muitos prédios você encontra a numeração dos apartamentos dividida entre esquerdos e direitos, ou seja, se você morar no segundo andar, pode morar no apartamento nº 2 esquerdo ou direito. Nos anúncios de arrendamento você vai encontrar coisas do tipo, arrenda-se T3, que quer dizer 3 quartos e o restante, banheiro, sala, cozinha, mas pode encontrar também o termo arrenda-se 3 assoalhadas, que significa sempre uma sala e 2 quartos, nesse caso, também com o resto é claro!

   Mas então é fácil alugar uma casa para morar em Lisboa?
   Eu não acho. Primeiro porque o mercado imobiliário de Portugal é mais voltado para a venda de imóveis e não para o aluguel, o que obviamente faz com que haja poucas ofertas de moradias para alugar, e a procura é sempre maior do que a oferta, o que joga o preço lá para cima.
   Como é costume, (que eu acredito ser em todo canto do mundo), é mais caro morar na região central de Lisboa do que mais para os subúrbios ( para as periferias como chamam por aqui). A diferença no preço do aluguel pode chegar a uns 200 euros, e por vezes compensa, porque Lisboa (e Portugal no seu todo) é muito pequena, a distância das zonas periféricas para os centros é muito curta, e não há nem 10% do trânsito caótico do Rio de Janeiro. O ruim de morar em uma zona periférica é ficar isolado, pois não há muito lazer, os bons hospitais estão no centro de Lisboa, enfim, aquele isolamento também característico desses tipos de (des)ordenamentos urbanos.
   O preço médio de um apartamento, em relativo bom estado, no centro de Lisboa, de dois quartos pode variar entre 500 a 800 euros. Vai depender do local, do estado, etc. Acontece que na região central de Lisboa há muitos prédios antigos, e quando falo antigo, é antigo mesmo, em casos extremos pode-se achar um prédio lá dos idos de 1700....Isso é o outro complicador, porque quando você encontra um apartamento de bom tamanho,ele provavelmente não vai estar inteirinho, quando você encontra inteirinho ele não é de bom tamanho, e quando você encontra um de bom tamanho e inteirinho ele já foi alugado! Tem que se estar preparado também para escadas, afinal prédios antigos não tem elevadores. Outra curiosidade é o fato de não haver porteiros.
   Agora o mais chato de se referir é sobre o problema da discriminação. É frequente casos de proprietári@s que se recusam a alugar apartamentos a imigrantes. Não chegam nem a marcar a visita, já no telefonema identificam o sotaque estrangeiro e dizem logo que o apartamento já foi alugado. No caso da comunidade brasileira há o pré-conceito de que tod@s @s brasileir@s são festeir@s e que sempre vão criar confusões com os vizinhos por causa de barulho, sem falar daqueles que acham que toda brasileira quer alugar um apartamento para fazer de bordel!
   Para essas pessoas só há que se lamentar, por causa de seus preconceitos perdem oportunidades de negócio. Mas se você passar por uma situação dessa e sentir necessidade, há maneiras de denunciar tais discriminações.
   Voltando as burocratices. Geralmente para  alugar um apartamento é preciso pagar um dois meses adiantado, mas se você tiver um(a) fiador(a) paga-se só um. Mais uma vez há a chatice de alguns proprietári@s só aceitarem fiador@s de nacionalidade portuguesa. Há quem faça contrato e há quem não faça. Legalmente os contratos são de cinco anos, mas essa é daquelas leis que não é observada por ninguém, todo mundo faz o contrato de 1 ano no mínimo. Se quiser sair do apartamento convém avisar com 2 meses de antecedência, mas 1 mês também é plausível, e claro os meses que você pagou adiantado do caução ficam de pagamento dos seus últimos dois ou um mês no apartamento. Alguns apartamentos podem estar totalmente ou parcialmente mobilados, ou seja, só com os eletrodomésticos da cozinha que no caso pode incluir a máquina de lavar roupa, pois aqui não há área de serviço nos apartamentos, então a máquina de lavar ou fica na cozinha ou no banheiro.
   Para quem ainda tá chegando de mansinho, com o dinheiro curto, há a possibilidade de alugar quartos em pensões. Há muitas pensões em Lisboa e muitas pensões só de brasileir@s. Um quarto pode variar entre 150 a 200 euros por mês, a variação depende se a pensão fornece tv a cabo, internet, se está reformada, depende do tamanho do quarto, etc. Tem gente que passa a vida morando em pensões, devido a todas as dificuldades listadas acima para alugar uma casa. As pensões tem vantagens e desvantagem (como tudo na vida). É vantajoso pois você conhece muita gente, troca experiências, fica sabendo rapidamente tudo sobre ser imigrante. As desvantagens ficam por conta da falta de privacidade (muitos quartos são compartilhados), briguinhas
Para quem quiser dar uma olhada nos anúncios de arrendamento e de aluguel de quartos pode visitar o site www.ocasiao.pt.
Para quem tiver mais dúvidas pode vir que a casa está aberta!

2 comentários:

  1. Gostei muito das dicas, vao me ajudar bastante. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Estou me preaparando para ir até o meio do próximo ano,talvez antes.Não conheço nada nem ninguém aí em Portugal e essas dicas foram valiosíssimas! Se vc puder,me add no watsapp 03188988627604. Desde já agradeço a sua atenção!

    ResponderEliminar