sábado, 11 de setembro de 2010

Ofertas de Emprego!

   Vamos começar a falar de trabalho. Mas como esse assunto é grande e espinhoso vamos por partes, cada dia falo uma coisinha.
   É de salientar que Portugal não está passando por um bom período de emprego. É a tal da crise, podemos dizer sim, que está passando por um bom período de desemprego, já ultrapassando a taxa dos 10% de desempregad@s (os dados oficiais, ou seja, a coisa tá preta!).
   Agregando ao fato de termos um elevado índice de desemprego, temos uma imensidão de gente em trabalho precário (aquele trabalho em que não pagam horas extras, que não tem carteira assinada, que te exploram pior que burro de carga e por aí vai...) e outra imensidão de gente em trabalhos informais, ou seja, uma galera dando seu jeitinho.
   Mas vamos as dicas.
   Aqui não há carteira assinada, mas sim contratos de trabalho, e você não é um trabalhador(a), mas sim um colaborador(a). Portanto se você ler um anúncio onde estiver precisando de colaborador(a) que tenha seu perfil, agarre nele e vá em frente, não vá pensando que é trabalho voluntário para você colaborar com alguém!
   A grande diferença entre a carteira assinada e os contratos de trabalho é que a carteira assinada no Brasil é uma só e de um jeito para todo mundo, tem aqueles 3 meses de experiência, mas depois que assinou, tá assinado. Já os contratos de trabalho aqui são muitos e bem diversos. Tem o contrato a termo certo, a termo incerto, sem termo, tem gente que trabalha sem contrato e depois vira efetivo na empresa que é melhor que ter contrato, enfim  eu sei que  é meio confuso e contraditório, mas o importante é ler muito bem o contrato que estão te passando, porque podem te prometer uma coisa e depois te empurrarem outra.
   Para além disso tudo há os recibos verdes. Quem entra na onda dos recibos verdes são @s chamad@s trabalhador@s precári@s, porque os recibos verdes são para os tais prestadores de serviços, ou seja, você é contratado para prestar um serviço pontual, passa um recibo do valor que recebeu pelo serviço e fim. Mas a verdade é que muitas empresas contratam pessoas por recibos verdes porque não precisam pagar impostos, nem segurança social, podem terminar a relação de trabalho quando bem entender e outras coisinhas malévolas. Nos recibos verdes todos os encargos financeiros ficam por conta d@ trabalhador(a) e aqui são pesadíssimos e não há como não pagar. O equivalente no Brasil aos recibos verdes são as pessoas que constituem uma pessoa jurídica, são os famosos terceirizados.
   Uma coisa que aqui tem bastante são os trabalhos part-time, ou seja, trabalho de meio período, geralmente de 4h, mas os trabalhos part-time de costume não são trabalhos muito qualificados e nem de boa remuneração, mas pode ajudar a quebrar um galho para quem está na pior.
   O salário mínimo em Portugal é de 475 euros, que pode ter um acréscimo de subsídio alimentação de uma média de 5 euros diários. 
 Quais são as áreas de empregos promissoras e as escravizadoras para @s imigrantes é assunto que deixo para amanhã.
ATENÇÃO: Aqui você faz um biscate, aquele servicinho para garantir a cervejinha do fim de semana, se você disser que vai fazer um bico para ganhar uma graninha é o mesmo que dizer que vai fazer certas indecências....

Sem comentários:

Enviar um comentário