quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ofertas de Emprego II

   Apesar de estarmos em uma tremenda crise de desemprego, ainda há certas áreas deficitárias de mão-de-obra. Aqui em Portugal a área mais deficitária no momento é de cuidadores de idosos, ou cuidadores familiares, ajudante familiar, etc. Esses são os diversos nomes que se dá para aquela pessoa que vai trabalhar cuidando de pessoas idosas, sejam em asilos, ou nas casas das famílias. Podem ser pessoas idosas doentes ou não, se for o caso de haver algum tipo de enfermidade, geralmente é sempre exigido algum conhecimento de enfermagem, ou coisa similar.
   Essa área tem imensas ofertas de emprego diariamente, isso porque Portugal é o país que mais tem idosos na Europa, até os centros sociais de idosos, os asilos, estão sobrecarregados, há inclusive uma medida do governo para promover na população a adoção de idosos, mediante uma contribuição governamental para as despesas.
   A comunidade brasileira é muito atuante neste setor, mas por vezes encontra dificuldades em receber uma remuneração adequada à sua formação devido àqueles problemas de reconhecimento de diplomas de que falei no post Vão começar as aulas.
   Trabalhar cuidando de idosos em casa de família requer a atenção de saber definir muito bem quais serão suas tarefas, porque a tendência é que as pessoas que te contratam acabem empurrando tarefas do serviço doméstico. É preciso ter firmeza para exigir um contrato de trabalho, onde estejam bem definidas as suas funções, o pagamento de horas extras, as folgas semanais, férias, etc. Essa dica vale para todo e qualquer tipo de trabalho, mas sabemos que aqueles ramos onde há falta de trabalhador@s fica mais fácil para estes poderem exigir seus direitos, pois se um patrão não quer fazer o que se deve, logo há outros querendo.
   Voltando ao caso dos trabalhos com idosos em casa de família, deve-se prestar atenção também com as acusações de maus tratos aos idosos, pois muitas vezes esta desculpa é usada como argumentação para demitir as pessoas. Portanto se algo assim estiver acontecendo, peça que toda acusação seja posta em papel, para que fique registrado e ambas as partes fiquem com uma cópia. Sua resposta também deve ir por escrito. Isso evita bate-bocas e te deixa seguro de provas caso venha acontecer algum tipo de processo ou mesmo caso você queira apresentar alguma queixa trabalhista na ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho). Esta agência é um órgão do governo para fiscalizar as relações entre patrões e trabalhador@s. Lá qualquer trabalhador(a) pode fazer queixas de abusos, falta de pagamentos, demissões indevidas, etc, e funciona. Por experiência própria digo a vocês que vale uma visita a ACT para informar seu caso de trabalho, seja ele qual for. Se estiver tendo algum problema no seu emprego não hesite em perguntar a ACT. Sobre o salário tenho uma vaga noção, mas creio que seja mais de mil euros, sem as horas extras.
   Em um próximo post falarei sobre as outras áreas onde a comunidade brasileira costuma mais trabalhar.

2 comentários:

  1. obrigada, pela ajuda.Como faço para contactar com uma familia que procura uma cuidadora brasileira? tenho 43 anos sou tecnica em enfermagem, tenho sonhos a realizar, comprar uma casa e pagar a faculdade dos meus filhos.

    ResponderEliminar